segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Para Saber Mais!!!!

Uma sala de aula ás vezes tem alunos de várias partes do Brasil. E cada um fala de um jeito . Como proceder?????????????Saiba mais lendo o livro A lìngua de Eulália de Marcos Bagno, publicado pela editora Contexto, 1997.

Pârametros Curriculares Nacionais - Oralidade

Segundo os Pârametros curriculares Nacionais, o trabalho sistemático com a linguagem oral visa á ampliação das possibilidades de inserção e participação social do aluno por meio do desenvolvimento de capacidades relacionadas ao uso e á adequação da fala e diferentes situações comunicativas, tais como:

Troca de Ideias; Fazer perguntas relacionadas ao tema da conversa,
Relatar um episódio do cotidiano;Pedir uma informação Transmitir um recado; narrar uma história conhecida;falar de um assunto estudado;cantar uma canção ou recitar um poema.
A oportunidade de usar a fala em situações significativas e próximas ás práticas sociais reais permitem ao aluno ao longo da escolaridade desenvolver as competências necessárias para decidir o que falar e a maneira mais adequada de se expressar, bem como adequar a fala ás circunstancias em que ocorre a comunicação, á intenção comunicativa e ao interlocutor. Assim, os recitais de poemas e de parlendas, a cantoria de canções conhecidas e as situações de seminários e palestras são ótima oportunidades para o trabalho com a língua oral.